A terra é Redonda

No início da antiguidade clássica, a crença geral era de que a Terra era plana. Os filósofos gregos desse período tendem a conclusões semelhantes às de Anaximandro, que acreditava que a Terra era um pequeno cilindro com uma superfície plana e circular. Especula-se que a primeira pessoa a ter defendido a idéia de uma Terra esférica foi Pitágoras, mas esta ideia contradiz o fato de que a maioria pré-socráticos pitagóricos acreditavam que a Terra era plana. Em sua obra De caelo, Aristóteles fornece uma explicação fundamentada do motivo pelo qual a Terra é uma esfera e citar um valor para sua circunferência que é correto dentro de um fator de dois. No terceiro século. C., Erathostenes dá uma estimativa mais precisa da sua circunferência.

Em tempos de Plínio, o Velho, no primeiro século, a maioria dos estudiosos ocidentais aceitaram que a Terra era esférica. Nessa altura, Cláudio Ptolomeu derivou seus mapas de um globo curvado e desenvolveu o sistema de latitude, longitude, e climas. Seus escritos se tornou a base da astronomia europeia na Idade Média, embora a Antiguidade Tardia ea Idade Média viu ocasionais argumentos em favor de uma Terra plana.

O erro moderno que as pessoas da Idade Média acreditavam que a Terra era plana foi introduzida pela primeira vez no imaginário popular no século XIX.

Antiguidade

A crença em uma Terra plana já está nos primeiros escritos da humanidade. Na primeira mitologia caldeu, o mundo é representado como um disco plano rodada flutuando no oceano, e que formou a premissa para mapas gregos primeiros como os de Anaximandro e Hecateu de Mileto.

Em tempos clássicos surgiu a idéia alternativa que a Terra era esférica. Foi defendido por Pitágoras, aparentemente por razões estéticas, e também argumentou que todos os outros objetos astronômicos eram, por sua vez esférica. Aristóteles apresentou provas da forma esférica da Terra por suas observações, notando que os viajantes que viajaram ao sul vi que as constelações do hemisfério a sua posição no horizonte. Isso só é possível se o horizonte está localizada em um ângulo em relação ao horizonte de alguém situado mais ao norte. Portanto, a forma da Terra, não poderia ser plana. Além disso, a borda da sombra da Terra na Lua durante a fase parcial do eclipse lunar é sempre circular, não importa quão alto é a lua no horizonte. Apenas uma esfera pode gerar uma sombra circular em qualquer direção, uma vez que um disco circular plano para criar uma sombra elíptica na maioria das direções.

Circunferência da Terra foi medida aos 240. C. por Eratóstenes. Ele sabia que em Siena, no Egito, luz solar que cai perpendicular durante o solstício de verão, quando a sombra criada pelo sol em Alexandria estava em um ângulo de cerca de 1/50 ° do círculo. Ele estimou que a distância em linha reta entre Siena e Alexandria em cerca de 5000 estádios, o que lhe permitiu calcular a circunferência da Terra em cerca de 252 mil estádios, e cada 700 graus de arco estádios. Embora Erathostenes bastante amplos aproximações empregue, dependendo do comprimento de aceitar para um estádio, o resultado está dentro de uma gama de entre 2% e 20% dos valores calculados de hoje. Vale a pena comentar que Eratóstenes só podia medir a circunferência da Terra, assumindo que a distância ao Sol é tão grande que seus raios são essencialmente paralelos. Em um chinês do século tratado matemático, incluiu uma medida similar para medir a distância ao Sol assumindo que a Terra era plana.

Durante este período, a Terra costumava ser considerado clima zoneada, com o tempo frio no norte e no pólo sul, um clima quente mortal, perto do Equador, e um espaço de clima ameno, suave entre eles. Pensava-se que as diferentes temperaturas em regiões que dependem da sua distância do sol, mas estavam errados em acreditar que ninguém poderia cruzar a linha de tempo tórrido e atingir as terras da outra metade do globo. Em seu dia, essas terras imaginárias e os seus habitantes eram chamados antípodas

A Idade Média

Idade das trevas

Com o fim da civilização romana, a Europa Ocidental entrou na Idade Média com grandes dificuldades que afetaram a produção intelectual do continente. Mais tratados científicos da antiguidade clássica não estavam disponíveis, lugar ocupado por resumos simplificados e compilações. Mesmo assim, a maioria dos livros da Idade Média adiantada defendeu a forma esférica da Terra. Por exemplo, muitos manuscritos medievais de Macrobius incluem mapas da Terra mostrando os antípodas, mapas da área que mostram os climas Ptolomeu derivadas do conceito de uma terra esférica e um diagrama que mostra a Terra como o centro de um conjunto de esferas celestes hierarquicamente ordenados. Você pode encontrar fotos de algumas dessas representações na referida sonho de Scipio.

A visão europeia da forma da Terra durante a Antiguidade tardia e início da Idade Média pode ser melhor expressa através dos escritos dos estudiosos cristãos primitivos:

  • Boécio, que também escreveu um tratado teológico Macrobius repetiu modelo da Terra como ponto insignificante no centro de um cosmos esférico em seu influente e amplamente traduzido livro, De consolatione Philosophiae.
  • Santo Isidoro de Sevilha amplamente ensinada em sua enciclopédia que a Terra era redonda. A interpretação de uma descrição é ambígua, e alguns autores argumentam que, na verdade relacionado a uma terra em forma de disco, mas o resto de suas obras deixam claro que ele considerava a Terra como um globo. Ele também admitiu a possibilidade de que havia pessoas que habitam nos antípodas, mas considerando-o como uma lenda e salientando que não havia nenhuma evidência de sua existência. Além disso, a analogia já mencionado San Isidoro, que poderia ser interpretada como mostrando a Terra como um disco foi usado durante a Idade Média por autores claramente a favor de uma Terra esférica, como o IX século bispo Rábano Mauro, que compararam a parte habitável do hemisfério norte com uma roda, imaginado como uma secção da esfera completa.

Idade Média

Por volta do século XI, a Europa soube da astronomia islâmica. Cerca de 1070 começou a revolução do século XII, que era uma revitalização intelectual européia, com raízes filosóficas e científicas fortes, e um aumento no gosto pelo estudo da natureza. Até então, os registros abundantes sugerem que eliminou qualquer dúvida que os europeus podem ter tido até então sobre a forma esférica da Terra.

Hermann von Reichenau foi um dos primeiros estudiosos cristãos para estimar a circunferência da Terra, utilizando o método de Eratóstenes. Tomás de Aquino, o teólogo mais importante e estudada da Idade Média acreditavam em uma terra esférica, e mesmo tomou por certo que seus leitores também sentiram que a Terra era esférica. Leituras em universidades medievais tendiam a apresentar provas da idéia de que a Terra é uma esfera. Da mesma forma, o "De Sphaera mundi", o livro mais influente em astronomia do século XIII e leitura obrigatória para os estudantes de todas as universidades da Europa Ocidental, descreve o mundo como uma esfera.

Medieval mundo muçulmano

Muitos estudiosos muçulmanos, como Ibn Hazm, Abu-al-Faraj ibn Al-Jawzi e Ibn Taymiyyah declarou a um acordo mútuo, segundo a qual os corpos celestes são esféricos. A declaração mais tarde estudiosos, como as-Suyuti, que a terra é plana representa um desvio do que a opinião inicial.

Os estudiosos que defenderam o conceito Terra esférica usou, em uma impecável, para calcular a menor distância entre qualquer ponto da Terra e Meca. Isso também ajudou a determinar a Qibla, a direção para a qual todos os muçulmanos devem orar. Matemáticos muçulmanos desenvolvido trigonometria esférica, a fim de realizar estes cálculos.

Há também um versículo no Alcorão que em uma tradução livre pode ser interpretado como "Ele fez a terra em forma de ovo", o que sugere que a Terra era considerada plana. A maioria das traduções sugerem que este versículo pode apoiar a teoria da Terra plana ou "Então, ele chegou a Terra", que é a tradução utilizada nos Korans atuais ?.

Tempos Modernos

O equívoco comum que as pessoas antes da Era dos Descobrimentos acreditava que a Terra era plana entrou no imaginário popular após a publicação do livro "A Vida e viagens de Cristóvão Colombo", Washington Irving, em 1828. Nos Estados Unidos da América esta idéia errada ainda está em vigor entre a população, e ainda é amplamente repetida nos livros de grande circulação. As edições anteriores do concurso americano, um livro popular Thomas Bailey, afirmando que "Os marinheiros supersticiosos ... tornou-se cada vez mais rebelde ... porque temiam vela além da borda do mundo ", mas não há nenhuma referência histórica conhecida que afirma isso. Na verdade, os marinheiros foram provavelmente os primeiros a saber da curvatura da Terra através de observações diárias, tais como ver como os detalhes da costa ou outras embarcações mastros surgiu ou afundando no horizonte com a distância.

Tanta confusão e especulações quando Deus já havia deixado escrito pelo profeta Isaias no capítulo 40 e versículo 22 “Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores cujos moradores são para Ele como gafanhotos; é Ele quem estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;"